Aula de Fotografia de Bonecas (Parte 2)

IMG_3524

Para a segunda parte do Tutorial sobre fotografia vou tentar te ajudar a escolher sua próxima câmera fotográfica e também fazer com que você entenda um pouco a sua.

Primeiro, existem as câmeras Analógicas e as Digitais. As analógicas são as que usam filme, vou falar muito rápido delas já que a maioria usa digital. Existem vários tipos de câmeras fotográficas analógicas, mas basicamente elas se categorizam pelo tamanho do filme que elas utilizam. Existem as câmeras de pequeno formato, que utilizam filmes de 35mm, aquele filme normal que compramos em qualquer lugar. Existem também as câmeras de Médio Formato, que utilizam filmes maiores como os de 120, e também as câmeras de grande formato, que utilizam filmes grandes como 20x25cm. Dependendo do tamanho do filme, as imagens produzidas serão melhores, pois quanto maior o filme mais detalhe ele irá capturar.

cameras

Vamos falar sobre as Câmeras Digitais apenas. Dentre elas existem atualmente 4 tipos diferentes: Câmera de Celular, Câmera Point & Shot (mire e dispare), Câmeras DSLR e Câmeras DSLR Full Frame. E qual seria a diferença entre elas? Bom a maior diferença a começar seria o SENSOR. Já que estas câmeras são digitais, elas não utilizam filmes para fixar a imagem, mas sim um sensor. E assim como os filmes possuem diversos tamanhos.

Para começar temos o sensor minúsculo que vai dentro do celular, este censor é bem pequeno e apesar dos MegaPixels você pode ver que o “Filme” é pequeno. Depois temos as Point & Shot Cameras, que tem um sensor pequeno também mas ainda um pouquinho maior que o sensor das câmeras de celulares podendo produzir uma imagem com mais detalhes. Já acima delas temos as cameras DSLR (Digital Single Lens Reflex) Que são as câmeras que trocam a lente, geralmente semi-profissionais, com sensor maior chamas ASP-C. E acima temos as DSLR Full Frame, câmeras profissionais, que tem o sensor do mesmo tamanho do filme de 35mm. Existem sensores maiores, de câmeras de médio formato, mas não vou entrar em detalhes afinal são extremamente profissionais e custam em média 30.000 dólares.

Podem ver que nas duas últimas câmeras, como a lente é removível é possível ver o tamanho do sensor. O que produz uma imagem melhor.

sensores

E para provar isso, fotografei a mesma boneca com as mesmas configurações nas 4 câmeras acima. O iPhone não dá para regular então parti dele, ele faz tudo automático, então ele regulou a luz para:
F 2.2
Velocidade 1/25
Iso 320

Nas outras câmeras que possibilitam a regularem manual, inclusive a Point&Shot que tem o modo manual fiz a mesma foto para poderem ver a diferença isso em 100% Por favor clique na imagem para ver maior. Dei um “crop”no rosto da boneca para vocês poderem ver a diferença no sensor. Parece que quando você tira a foto e a vê no celular ela está linda e perfeita? Mas já baixou ela para o computador e viu em 100%? Você verá que a foto parece que foi pintada à guache.
Na Point & Shot que tem o sensor um pouco maior, a qualidade melhora um pouco, já nas DSLRs que o sensor dobra de tamanho a foto já tem muito mais detalhes. Repare na linha do cabelo.
A última foto fiz com a Canon Full Frame 5DMII, pode-se notar a perfeição da linha do cabelo. Lembrando que todas estão sob as mesmas condições de luz, uma luz comum Halógena vinda do lustre do teto. Não estou me referindo aqui a cor ou luz da imagem para que fique bem claro, mas aos detalhes de cada uma.

sensoresdolls

 

Mega Pixels:

Mas e o tal dos Mega Pixels? Todo mundo acha que quanto mais Mega Pixels melhor não é? Errado! Na verdade ninguém sabe o que é e acaba comprando gato por lebre. Mega Pixels nada mais representam que o tamanho de sua foto no computador. Vamos entender melhor. A tela do computador é formada por pixels. Aqui não existe milímetros ou centímetros, mas sim Pixels. Já experimentou aumentar demais uma imagem e ver que ela fica cheia de quadradinhos? Cada quadradinho representa 1 px.

pixels
Atualmente as câmeras oferecem uma gama de mega pixels muito bons, e não é preciso ter tanto assim. Defina qual será sua prioridade para definir os Mega Pixels.

1. Sua foto é para Internet (não precisa de muitos Mega Pixels) 1MP já é suficiente.

2. Sua foto vai ser impressa 10×15 2MP são suficientes.

3. Sua foto será impressa como poster 20×30 8MP são suficientes

4. Sua foto será um quadro de 1m 15MP ou mais.

Então para quê comprar aquela câmera que tem 40MP? Quer fazer um outdoor? E sabe qual é o maior problema disso? É que quanto maior a imagem, mais espaço de memória no seu catão, computador ou celular ela vai ocupar.

No próximo post falarei sobre as câmeras compactas, ainda há muito o que falar sobre câmeras para entender melhor, e o post já está enorme!

Sobre a gente...

Duas colecionadoras de Fashion Dolls que entraram nesse maravilhoso mundo através da Barbie. Hoje, apesar de terem uma vasta e eclética coleção, sabem que a Barbie sempre estará no coração de cada uma.

2 respostas para “Aula de Fotografia de Bonecas (Parte 2)

Deixe uma resposta